Tanto a Alergia a proteína do leite de vaca, mais conhecida como APLV, quanto Intolerância à lactose, são doenças causadas por reações adversas ao consumo de leite, porém ambas apresentam características, sintomas e tratamentos diferentes.
As reações adversas aos alimentos incluem QUALQUER reação anormal ocorrida durante ou após sua ingestão, sendo classificadas em INTOLERÂNCIAS ou ALERGIAS ALIMENTARES.
A INTOLERÂNCIA ALIMENTAR ocorre devido a componentes tóxicos ou químicos de alimentos ou a outras substâncias do próprio organismo do indivíduo. Por exemplo, a INTOLERÂNCIA À LACTOSE, por deficiência enzimática.
A INTOLERÂNCIA À LACTOSE nada mais é do que um desconforto digestivo (distensão abdominal, vômitos, gases, diarréia…)que ocorre após o consumo de produtos lácteos, devido a má absorção de lactose ( açúcar predominante, na maioria, do leite de mamíferos), devido a produção insuficiente de lactase ( enzima que digere a lactose).
Já a alergia à proteína do leite de vaca (APLV), é uma reação adversa desenvolvida pelo organismo, dependente de mecanismos imunológicos e é desencadeada pela ingestão de frações de proteínas do leite, e não pela lactose.
As alergias podem ser classificadas de acordo com o mecanismo imunológico em: IgE mediadas, não IgE mediadas e reações mistas.
Existem diversos métodos de detecção de intolerância à lactose, há exames específicos além de uma boa história clínica combinado com dados laboratoriais que, são decisivos para interpretação dos resultados bem como, auxiliam o diagnóstico de alergia alimentar com necessidade ou não de teste de provocação oral (TPO).
APLV possui risco de reação ( angioedema, urticária, vômitos ou dificuldade para respirar) mesmo com quantidade mínimas de ingestão de leite🚨
INTOLERÂNCIA À LACTOSE e ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE DE VACA (APLV) são doenças distintas. Procure um médico especialista para maiores orientações, cada caso é individualizado.